Godot - Parte 5

Adicionando o carro ao nosso jogo

Olá a todos! Continuando nossa sequência de postagens, vamos hoje adicionar o nosso carro na pista e vamos aprender a mexer na propriedade Scale, que é uma propriedade de redimensionamento. Então abra sua Godot, abra o projeto dangerous race e mãos a obra!

O personagem do nosso jogo é um carro, vamos adicioná-lo agora ao nosso projeto. Primeiramente, vá ao node Parent(Pai) de todos, o node Jogo, selecione-o e adicione um node filho do tipo Node2D,  chamado de Personagem. Como abaixo:

Agora selecione o novo node criado, Personagem, e adicione um node filho ao mesmo, do tipo Sprite, depois renomeie para Carro.

Agora selecione o node Carro e na área das propriedades em Texture, vá em Load e carregue a imagem do carro, que está na pasta de recursos assets. Após isso, teremos a imagem abaixo:

Como sempre, tudo que adicionamos, pelo default da engine, ele é exposto na posição central das coordenadas de origem da área do jogo. Vamos então arrastá-lo, com o mouse e alt segurado, para cima da pista. Observe abaixo como ficou:

Perceba que nosso carro está muito grande, mas a Godot nos oferece possibilidades de reduzirmos o tamanho dessa imagem a uma proporção ideal de acordo com nossa pista, essa propriedade que vamos manipular é chamada de Scale, e fica dentro de Transform, onde você anteriormente alterou a propriedade Position. Veja abaixo:

Por padrão essa propriedade está em (1,1), que significa 100% da sua imagem original, ou seja sem alterações do tamanho real na escala x e y. Vamos agora, colocar valores que irão reduzir essa imagem, pelos nossos testes, nesse momento, alteramos para (0.3,0.3), e reposicionamos o carro na pista. Achamos que ficou ideal, se futuramente for necessário alterarmos de novo esse tamanho, faremos. Veja abaixo como ficou nossa área de jogo, não esquecendo que você pode dá um zoom na sua área de jogo para uma melhor visibilidade,  com o botão central scroll do mouse.


Salve a Scene, com ctrl+S, e rode o jogo, para ver como fica o novo cenário. O vídeo abaixo reproduz como está o nosso:


Perceba que já temos um efeito legal, com o carro na pista, como se ele estivesse se movimentando no sentido vertical, ascendente. Mas agora, temos que criar uma forma de controlarmos o movimento desse carro, no sentido esquerda e direita. Para isso, vamos partir agora para um pouco de código e implementar o movimento desse carro. Mas vamos deixar isso para o próximo post, pois algumas coisas tem que ser bem explicadas, e preferimos nesse momento não misturar scripts de programação com esse post.

Até mais galera!!


Se você perdeu o post anterior, não tem problema, acesse abaixo ou vá nossa página principal:

Godot - Parte 4 (Trabalhando com AnimationPlayer)




Se você ainda não cadastrou seu email para receber atualizações de postagens, vá a nossa página inicial e cadastre, ou se preferir clique Aqui
Autor
Maclaine Sabino

Maclaine Sabino Graduado em Matemática, Administração, finalizando Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Ama aprender coisas novas, tecnologia e música.