Godot - Parte 2

Criando e configurando o nosso projeto para sistemas mobile

Olá galera!!! Como prometido, vamos hoje dá sequência à primeira postagem. Hoje vamos criar o projeto do nosso primeiro jogo e configurá-lo, para dispositivos mobile. Nosso jogo será bem divertido, o jogador controlará um carro que percorre uma pista e sua velocidade vai aumentando gradativamente, alguns obstáculos que são pedras aparecerão na pista e você terá que se desviar dessas pedras, pois caso haja uma batida, seu carro explode, com o tempo a velocidade do carro vai aumentando e dessa forma vai ficando cada vez mais difícil. Então mãos a obra!!

Abra sua Godot, vá em New Project, e crie um projeto com o nome Dangerous Race, clique em Create Folder, para criar a pasta e depois em Create & Edit. Pronto, o projeto foi criado e temos a tela abaixo:


Escolha a opção de 2D, pois como já mencionado, iremos aprender a fazer jogos nessa modalidade. Após escolher a modalidade 2D, vá em Project, ao abrir a tela com opções, vá em Project Settings, como abaixo:


Em Project Settings, temos todas as configurações que podem ser alteradas de acordo com a necessidade do seu projeto. Vamos agora configurá-lo de acordo com o nosso jogo que é para dispositivos mobile. Ao clicarmos na opção acima, a tela abaixo será mostrada:


Vá em Display e nele clique em Window. A primeira coisa que vamos mudar são as dimensões da  tela, como nosso jogo será renderizado no sentido vertical do celular, iremos colocar os novos valores, Width 720 e Height 1280, essas dimensões ficam boas.


As próximas opções são Test Width e Test Height. Essas duas opções são para configurarmos a tela que será exibida no nosso computador quando tivermos testando o jogo. Durante o desenvolvimento, várias vezes temos que clicar em rodar o jogo para vermos como fica, e a tela que aparece possui as dimensões que são configuradas em Test width e Test Height. Vamos colocar respectivamente 360 e 600, pois essas medidas criam uma tela razoável para testes, mas fique a vontade caso não tenha gostado.


Ainda em Window mais abaixo nas opções temos Orientation, deixe como portrait, que é sentido vertical do smartphone, temos outras opções também como landscape que seriam usadas caso nosso jogo fosse feito para rodar em um sentido horizontal, as outras opções são para que fique automático de acordo com o sensor de movimento, como já dito, deixe em portrait.


Agora perceba outra opção Emulate Touchscreen, essa opção habilita a emulação do touchscreen, quando você tiver fazendo testes no seu jogo, então vamos deixá-la marcada como On.


O próximo passo e muito importante é configurarmos a tela para ela se adaptar de acordo com o tamanho do display, assim a tela poderá se esticar, caso um smartphone tenha a tela bem maior do que a configurada no jogo, nas dimensões que fizemos anteriormente. Essa opção é encontrada, mais abaixo ainda em Window, na opção Stretch, vá em Mode e habilite para a opção 2D.


Complementando essa última configuração temos a opção que vem em seguida, chamada Aspect, nela configuramos se a tela quando tiver que se adaptar, terá a máxima largura possível ou a máxima altura possível ou os dois. Marcaremos então a opção que abrange tanto a largura como a altura que é apenas keep.



Por enquanto essas são as configurações necessárias e importantes para o nosso projeto. Caso haja necessidade de mudar algo durante o mesmo, faremos.

É isso ai, criamos e configuramos o nosso projeto, o próximo post já vamos baixar os recursos e começar o nosso jogo, até mais!!!

Se você perdeu a postagem anterior à esta, pode clicar abaixo:

Godot - Parte 1 (Introdução a Godot)



Se você ainda não cadastrou seu email para receber atualizações de postagens, vá a nossa página inicial e cadastre, ou se preferir clique Aqui
Autor
Maclaine Sabino

Maclaine Sabino Graduado em Matemática, Administração, finalizando Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Ama aprender coisas novas, tecnologia e música.