Estrutura de repetição - for em C#

Seguindo a sequência de estruturas de repetição, onde já vimos nos posts anteriores, while e do while, vamos agora entender como é a sintaxe e como funciona a estrutura de repetição for que também é bastante utilizada quando queremos percorrer valores que estão armazenados em arrays, classes e etc.

A sintaxe da estrutura de repetição for é bem simples de entender, vejamos abaixo as explicações:

for (declaração da variável; condição para que o loop ocorra; incremento ou decremento da variável declarada)
{
código a ser executado
}

Geralmente usa-se o for quando sabemos a quantidade de vezes em que o laço irá se repetir. Diferentemente dos outros laços while  e do while em que poderemos não saber a quantidade de vezes que irá se repetir, mas que existe uma condição de parada.

Vejamos um exemplo prático:

Em um sistema usado em uma locadora de carros, queremos saber quantos carros possuem a terminação 9 em suas placas para que possamos fazer o orçamento das despesas que serão criadas com o pagamento da renovação do emplacamento do carro.


Nesse tipo de problema a estrutura for percorrerá todos os carros que estão com seus dados armazenados no sistema e isso será feito obedecendo os critérios usados na implementação feita entre os parênteses do for, e dentro das chaves o código que verificará a terminação da placa. Vamos também usar um contador para que no final tenhamos a quantidade de carros que satisfazem o enunciado do problema

using System;


namespace _05_for
{
class Program
{
static void Main(string[] args)

{
int contador = 0; // variável a qual será atribuída a contagem dos carros
string[] carros =
{
"lvx-6780","lvu-5089","nou-8975","lvm-0809","lgk-6579","ght-8876","lmn-7432",
"lgk-1239","lvt-4509","lgu-8767","lvx-6658","lvx-3489","nil-4590","lvt-9879",
"lvm-3245","lvx-9089","lvt-3409","lvt-3682","mno-7341","lvm-3719","lvg-2332"
}; //array que guardas os dados das placas de todos os carros da locadora de veículos

for(int i = 0; i < carros.Length; i++) //início do for
{                                       
int numero = int.Parse(carros[i].Substring(7)); //
if(numero == 9)
{
contador++;
}
} //término do for
Console.Write("a quantidade de carros com final 9 é: " + contador);
Console.ReadKey();
}
}
}

Vamos explicar por partes a estrutura do for no código acima, levando-se em conta que você já entende as outras partes como o array que guarda os dados das placas dos carros da locadora e os métodos Console.Write e Console. ReadKey

for(int i = 0; i < carros.Length; i++)

Nessa primeira parte em que o for se inicia, temos uma implementação entre os parênteses dividida em três partes, na primeira parte declaramos uma variável inteira i que inicia com o valor 0, essa variável é o ponto de partida do for, na segunda parte temos a condição que se verdadeira o laço irá ocorrer e o código entre as chaves será executado, i, o que está sendo condicionado é que a variável tem que ter um valor menor que o tamanho do array. Na terceira parte i++, temos a incrementação da variável i que irá ter seu valor sempre aumentado em 1 unidade, assim chegará um momento em que a condição para que o laço se repita não será mais verdadeira.

int numero = int.Parse(carros[i].Substring(7));  //
if(numero == 9)
{
contador++;
}

Dentro do escopo do for  temos o código acima, onde declaramos uma variável inteira numero em que recebe como atribuição o último caractere da string que representa o número da placa, pois lembrando que como cada string do array possui 8 caracteres e que como o array começa com a posição 0, logo a última posição é a de número 7, assim chamamos o método Parse que converte a string em um inteiro, pois isso será necessário para que na condicional if se possa fazer a comparação entre os inteiros número e o 9. Se nessa condição if for satisfeita, o contador é incrementado em 1 unidade. Após percorrer todo o array e checado as condições, a variável contador terá os incrementos acumulados informando o valor que representa a quantidade de carros que possui placa terminada em 9.

Como resultado na tela será impresso  a quantidade de carros com final 9 é: 10

É isso ai e até a próxima postagem!!!



Se você ainda não cadastrou seu email para receber atualizações de postagens, vá a nossa página inicial e cadastre, ou se preferir clique Aqui
Autor
Maclaine Sabino

Maclaine Sabino Graduado em Matemática, Administração, finalizando Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Ama aprender coisas novas, tecnologia e música.